O PROCESSO DA BOMBA – PARTE 2 – OS TESTES

Anteriormente expliquei os motivos pelos quais optei e/ou quis utilizar a bomba de insulina

Sigo neste post com todo o processo que tive de fazer, locais e documentos necessários, dicas importantes de como a bomba chegou até mim.

É importante frisar que se você está apressado e não leu a PARTE 1, é melhor voltar e ler, ela é imprescindível para o processo todo, então, clique aqui e leia.

Assim que atingi o objetivo imposto pelo meu novo médico, obtive um receituário indicando o teste da bomba, e este é o passo 1:

  • O fabricantes de bomba de insulina oferecem um teste “gratuito” com a bomba por 30 dias, este teste serve basicamente para 3 coisas: Testar a adaptação e comprometimento do paciente; Verificar melhorias significantes no controle glicêmico neste período e gerar o relatório evolutivo para o processo da bomba; Convencer o paciente que seu produto é melhor que o do concorrente e aqui faço uma observação: No Brasil somente dois laboratórios fornecem bomba de insulina: Roche e Medtronic.

Para que o fabricante disponibilize a bomba para testes o seu médico deve fazer a recomendação, o receituário, baseado em seu histórico médico, no seu comprometimento com o tratamento e na sua capacidade de mudar o tratamento significativamente.

Tendo em mãos o receituário ou encaminhamento para testes, entrei em contato com os dois fabricantes, Roche e Medtronic para agendar os testes. Foi relativamente rápido, em 20 dias recebi a ligação da Medtronic de que a bomba estava disponível para testes, fiz os trâmites burocráticos e alguns dias depois recebi o kit e nele continha a bomba e os conjuntos de infusão para 30 dias. Agendei com a educadora da Medtronic para a instalação e la fui eu para a experiência que mudou, definitivamente, meu tratamento.

Os primeiros 3 dias de bomba foram terríveis, até que pudéssemos equalizar a distribuição de insulina, tive severas crises de hipo e pensei em desistir do teste. Superamos, bomba regulada, doses equilibradas.

No meio do período de testes recebi a ligação da Roche, para também testar seu equipamento. Findado o prazo de 30 dias da Medtronic, também testei a Roche.

Ambas as bombas foram excelentes mas, por algumas facilidades de uma perante a outra, meu médico sugeriu a que melhor me atendeu, fiz as comparações e seguindo sua orientação, fizemos a opção pela Medtronic.

As duas bombas geraram um relatório bem completo do periodo de testes e baseado nele, meu médico gerou o tão esperado laudo.

 

Laudo na mão, vamos pedir a Secretaria de Saude!

Continua ……

Comentários

Ilicilho Netto Escrito por:

Sou diabético a 11 anos, usuário de bomba de insulina. Cozinheiro por paixão. Especialista em Segurança Cibernética. Motociclista, piloto de uma Road Glide Ultra. Apaixonado pela vida, fiel aos que me norteiam. "Sangue no olho e rock na veia, gasolina no tanque e insulina no corpo."